sexta-feira, 30 de abril de 2021

O teste RT-PCR é o mais indicado para identificar a Covid-19

Imagem ilustrativa 

Segundo a farmacêutica Renata Eleutério, doutora em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos, existem três principais tipos de testes para Covid-19: RT-PCR, sorológico e os testes rápidos. 

Conforme a especialista, para receber o diagnóstico efetivo sobre a Covid-19, o teste mais sensível é o RT-PCR. “A técnica de RT-PCR possui fases de purificação e amplificação, o que confere maior sensibilidade ao método. Os testes realizados em farmácia são menos sensíveis que o RT-PCR”, ressalta Renata, que é também responsável pelo setor de biologia molecular do Laboratório Professor Eleutério.

O que é o RT-PCR?

Considerado o “padrão ouro” ou “padrão de referência”, o RT-PCR é o exame que identifica o vírus e confirma a covid-19. Para isso, o teste busca detectar o RNA do vírus através da amplificação do ácido nucleico pela reação em cadeia da polimerase.

De acordo com a professora Glaucia, esse teste deve ser realizado no início da doença, especialmente na primeira semana, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2.

As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). A abordagem do exame, no momento, é do profissional de saúde que está atendendo o paciente no hospital, ambulatório ou consultório. Isso porque é preciso saber a fase da doença para a coleta da amostra.

Nenhum comentário:

Bolsonaro quer Auxílio Brasil de R$ 400 e pode anúnciar a qualquer momento

O presidente Jair Bolsonaro pressionou seus ministros a garantir um pagamento médio de R$ 400 por mês no Auxílio Brasil, program...