terça-feira, 19 de novembro de 2019

FAKE NEWS - multidão vista em vídeo não estava recebendo Lula: é a torcida do time de futebol do Fortaleza Esporte Clube

Um vídeo aéreo de um grande aglomerado de pessoas soltando fogos de artifício, gritando e balançando bandeiras foi compartilhado dezenas de milhares de vezes em redes sociais como se mostrasse a recepção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Bernardo do Campo (SP). O petista discursou no município em 9 de novembro, um dia após deixar a prisão. A gravação, no entanto, mostra comemoração da torcida do cearense Fortaleza Esporte Clube em maio deste ano.



“Lula chegando em São Bernardo-SP… Aceita aí BB”, diz a legenda de uma das publicações. A alegação, que circula desde 8 de novembro, aparece em diversas postagens em português (1, 2, 3) e espanhol (1, 2, 3), compartilhadas inclusive por políticos, como o deputado federal Marco Maia (PT).
No total, as publicações superam os 50 mil compartilhamentos nas redes sociais.
Nos comentários, muitos usuários demonstraram acreditar que as imagens retratavam a chegada de Lula ao Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo, onde discursou um dia após deixar a prisão em Curitiba.
“Este é o seu reduto, o povo desta cidade vai recebê-lo com uma festa digna de rei”, escreveu um. “Linda festa, o nosso Lula merece”, comentou outro.
Alguns, no entanto, indicaram que o vídeo mostrava a torcida do time de futebol Fortaleza Esporte Clube.

Nenhum comentário:

O que você precisa saber para se inscrever e receber o Auxílio Brasil de R$ 400

  O Auxílio Brasil é o novo programa de transferência de renda que vai substituir o  Bolsa Família  a partir de novembro. O que vem chamando...